
“Dizer aos outros aquilo que somos significa narrar o que Deus fez por nós. Significa dizer que nossa vida não consiste em fazer grandes coisas, mas em fazer a vontade de Deus”.
Poderíamos escolher tantas outras expressões contidas nos escritos do Bv. Zefirino Agostini para elevar à Deus a nossa ação de Graças neste dia em que celebramos a sua festa e fazemos memória dos 20 anos em que a Igreja o proclamou Bem Aventurado. Mas preferi retornar a essas palavras que nos lembram o sentido da nossa vida a partir da graça do Batismo que recebemos: fazer a vontade de Deus!
Para Zefirino Agostini, a vontade de Deus foi o grande motivo da sua vida. Buscou incansavelmente realizar a vontade de Deus como Sacerdote cuidadoso e zeloso pela vida dos seus paroquianos: acolhendo, colocando-se em escuta, aconselhando, orientando, organizando a vida pastoral obediente ao Espírito Santo, atento às necessidades do seu tempo e da realidade em que vivia. Buscou a vontade de Deus com o coração de Pastor e Pai, vigilante e pronto para defender o seu rebanho das insidias do mal. Buscou a vontade de Deus acolhendo o fio da Providência Divina, fundando a congregação das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, dando Santa Ângela Merci como inspiração de uma vida entregue a Deus no exercício da maternidade espiritual como dom para a Igreja.
A sua experiência de oração lhe deu o conhecimento do coração de Deus e das inquietudes verdadeiras do coração das pessoas. O seu zelo pastoral o conduziu a buscar a salvação das almas a ele confiadas. O reconhecimento das suas virtudes, da sua intercessão junto a Deus por nós, o proclamou Bem Aventurado.
Muitos o invocam, pedindo a sua intercessão. Temos vários testemunhos de pessoas que fizeram experiência de terem recebido Graças de Deus nas próprias vidas, suplicando a ajuda desse sacerdote humilde, de coração grande, de santidade de vida.
Hoje, nosso agradecimento é antes te tudo a Deus que continua chamando à santidade cada um nós. Obrigado a todas as pessoa que caminham conosco, Irmãs Ursulinas, em regiões diferentes no mundo. Obrigado ao nosso Pastor, Dom Rodolfo, pelo seu carinho e presença. Obrigado pelos padres que caminham conosco e por todos aqui presentes e não presentes, que fazem parte da nossa história.
Recomeçar sempre / recomeçar em todos os lugares/a renovar, a viver/crescer no Amor/dia a dia dar/dia a dia amar/com cada pessoa/crescer no Amor.
“A Deus a nossa mente! A Deus o nosso coração! A Deus as nossas obras!” (Bv. Zefirino Agostini)
Celebramos com alegria a sua festa e que a sua santidade de vida inspire e motive o nosso caminho de santidade!
Ir. Silvania Fátima Golfetto
Superiora Regional
Irmãs Ursulinas FMI – RICAB